REGRAS DA BUJINKAN

As seguintes regras devem ser respeitadas pelas pessoas que desejam praticar o Ninjutsu Bujinkan no Brasil:

A Bujinkan estará aberta somente àqueles que aceitarem e respeitarem as regras de participação.

  • Somente aqueles que lerem e respeitarem estas regras poderão participar. Somente aqueles capazes de exercitar a verdadeira paciência, o auto-controle e a dedicação poderão participar.
  • Poderá ser requerido um atestado médico, especialmente a indivíduos com enfermidades mentais, usuários de drogas, instabilidade mental, etc. A necessidade do referido atestado, seria para evitar problemas para os demais praticantes.
  • Os indivíduos com antecedentes criminais não poderão participar. Assim como os indivíduos que criarem problemas, que cometerem crimes. Aqueles que vivendo no Japão não respeitarem as leis nacionais serão expulsos.
  • Todos aqueles que não honrarem as regras da Bujinkan, quer como praticantes, quer como membros da sociedade, ao cometerem atos reprováveis ou vergonhosos serão expulsos. Até agora a Bujinkan estava aberta a um grande número de pessoas que vinham ao Japão. Entre eles, infelizmente, estavam pessoas que cometiam atos reprováveis, relacionados com o álcool, com as drogas e que não tinham consciência dos efeitos negativos produzidos sobre as demais pessoas. A fonte de tais ações, por parte destas pessoas romperam com a rentidão do coração da Bujinkan. De agora em diante, tais pessoas serão expulsas da Bujinkan.
  • Em relação aos possíveis acidentes que ocorram durante o treino (dentro e fora do Dojo). É muito importante que todos tenham ciência de que a responsabilidade durante a pratica é inteiramente pessoal e não da Bujinkan. A Bujinkan e o Sensei não se responsabilizará por eventuais acidentes ocorridos durante a prática.
  • Todos os membros da Bujinkan devem possuir uma carteira anual (membership). Esta carteira não só preserva a honra dos membros da Bujinkan, como também indica que estas pessoas são parte de uma comunidade cujos membros se reúnem com o coração do guerreiro, fazendo dessa forma o melhor possível através do treinamento e da amizade. Isto testa a glória da virtude guerreira que manifesta a lealdade e o amor fraternal.

A tradição da Bujinkan reconhe a natureza e a universalidade de toda vida Humana e está consciente daquilo que flui naturalmente entre as partes: O princípio secreto do Taijutsu é conhecer as fundações da Paz. Estuda-la é o caminho para o Coração Imutável.

Atualmente a Bujinkan tornou-se verdadeiramente internacional. Levando-se em conta que em cada país ou região existem tabus, devemos respeitar-nos uns aos outros, evitando tais tabus. Devemos colocar o Coração do Guerreiro em primeiro lugar, trabalhando juntos no benefício da Bujinkan.

As pessoas que não respeitarem estas regras serão expulsas da Bujinkan.

CÓDIGO DE DOJO

Seguir este código é parte das regras da Bujinkan:

  • Conhecer que a paciência é primordial;
  • Conhecer que a luz que guia o homem procede da justiça;
  • Renunciar à avareza, indolência e a obstinação;
  • Reconhecer a tristeza e a preocupação como algo natural e observar o coração imutável;
  • Seguir o caminho da lealdade e do amor fraternal e aprofundar-se no coração do Budo.

REGRAS DE CONDUTA NO DOJO

CONDUTA DOS VISITANTES

  • Os visitantes são sempre bem vindos para assistir e observar as aulas. Os visitantes devem se identificar na recepção e informar se estão na companhia de um aluno. É preferível apresentá-lo ao Sensei antes do início da aula. Os visitantes devem em todo momento permanecer sentados respeitosamente na área destinada a tal fim. Isto também se aplica aos alunos que não praticam por lesões, enfermidades ou outras causas.
  • Os visitantes devem prestar atenção na aula. Não se deve comer, beber ou permanecer lendo durante o transcorrer da aula.
  • Os visitantes não devem falar com nenhum aluno enquanto dure a aula. Devem permanecer sentados pacientes e não passear no decorrer da aula.

EXAMES

  • Os exames são parte da experiência do treinamento e todos os alunos devem presenciá-los todas as vezes que forem possíveis.
  • As sessões de exames têm suas formas especiais de etiqueta. É aconselhado presenciar ao menos uma sessão antes de tentar teu próprio exame. Os alunos avançados devem ser consultados para ajuda na preparação dos exames.

PRINCÍPIOS GERAIS DE CONDUTA APROPRIADA DURANTE A AULA

  • O NINJUTSU é um meio para o desenvolvimento pessoal, treinando o corpo, mente e espírito. Portanto é importante conduzir-se sempre com a apropriada atitude de respeito, sinceridade e modéstia.
  • No Japão a posição do Sensei, ou professor, é de grande honra. Teus professores não estão simplesmente vendendo técnicas, e sim, estão transmitindo os ensinamentos do fundador do estilo. Eles devem ser tratados com o devido respeito em todo momento.
  • Também único do Japão é o sistema Senpai/Kohai. Praticantes superiores (em tempo e idade) devem ser tratados com respeito e modéstia. Nunca te coloques em uma posição superior à de um praticante mais avançado.
  • O NINJUTSU está fundamentado em uma filosofia de harmonia. Nunca deve haver lutas ou competições na área de treinamento. Nem é tampouco a hora do treinamento o momento para mostrar tua fortaleza e alimentar teu ego.
  • Treinar sempre com um espírito de cooperação e modéstia.
  • Em toda aula há pessoas de diferente sexo, idade e habilidade física. Mesmo que o ideal seja treinar o mais vigorosamente possível, as habilidades físicas e metas de treinamento de cada companheiro devem ser levadas em conta.
  • Quando um Sensei dá instruções ou conselhos, sempre se deve escutar atentamente e tratar de segui-lo o melhor possível. Nunca discutas com um professor, mesmo que outro professor tenha dito algo diferente. Existem muitas maneiras de fazer uma técnica e se deve seguir a cada professor, em cada aula, o melhor que se possa.
  • Existem muitas diferentes regras de etiqueta que se deve aprender o mais rápido possível. Algumas são óbvias, outras não. Observe sempre o comportamento dos outros de maneira a ir aprendendo a conduta apropriada.
  • Aceite todas as correções com humildade.
  • Se em algum momento não estiver seguro do comportamento apropriado, respeitosamente pergunte a um estudante avançado. Siga as orientações do estudante avançado em todos os aspectos.
  • Apesar destas regras, a prática da arte deve ser sempre uma atividade agradável. Uma prática agradável e prazerosa estará assegurada se cada estudante traz consigo uma atitude harmoniosa e positiva, juntamente com boa vontade e respeito pelos demais.

ETIQUETA NO DOJO

  • Ao entrar apresente-se ao professor.
  • Manter a higiene pessoal não é somente um benefício para a saúde, também é um bom treinamento de disciplina. Mantenha-se sempre limpo e asseado. O Do-gi (uniforme) deve estar sempre limpo e em bom estado. A vestimenta rasgada ou descosturada não é somente antiestética, também é perigosa. Nunca use jóias, bijuterias ou acessórios durante o treinamento, pois é perigoso para teu companheiro e para você. É igualmente importante manter a limpeza no Dojo antes das aulas. Cada aluno deve participar da limpeza do tatami logo após cada treino.
  • O início e término formal de cada aula é uma cerimônia importante. Cada aluno deve chegar a tempo para participar. Em caso de atraso pedir permissão ao Sensei para ingressar. Não saia da aula durante a prática exceto em casos de enfermidades e lesões e nunca saia do treino sem a permissão do Sensei.
  • Os alunos devem chegar com tempo suficiente para ingressar à área de prática, antes do início da aula. Nos minutos prévios, todos devem estar sentados pacientemente aguardando a chegada do Sensei.
  • A saudação é um sinal de respeito e agradecimento para o Sensei, Dr. Masaaki Hatsumi, para o Sensei que transmite seus ensinamentos, para o Dojo e para os companheiros que nos ajudam na prática. Ao ingressar a área de prática, deve-se saudar desde a posição Seiza à frente e ao Sensei se este estiver presente. O mesmo deve ser feito ao sair. Em caso de uma saída momentânea basta uma saudação em pé ao sair e ao voltar.
  • A forma apropriada de sentar-se no local de prática é Seiza. É também a forma correta de esperar instruções ou descansar durante o decorrer de um exame. Sentar-se com as pernas cruzadas é apropriado para assistir exames ou para permanecer em descanso durante um período prolongado,e dentro da aula ou exames em caso de lesões ou dor, mas nunca se deve sentar de maneira descuidada ou desrespeitosa.
  • Quando o Sensei demonstra uma técnica na aula, deve-se permanecer sentado na lateral da área de prática e prestar atenção. Esse não é o momento para estar falando, secando o rosto ou ajustando a roupa. Quando o Sensei sinalizar o final de uma técnica, deves parar imediatamente e dirigir-se ao lado do tatami. Não continue praticando ou demorando no meio do tatami. Se o Sensei, durante a prática, se aproxima de um aluno para demonstrar ou explicar algo, os alunos que o circundam devem parar sua prática e sentar-se em círculo para observar atentamente a explicação. Logo após a explicação se deve saudar ao Sensei com uma inclinação e continuar a prática.
  • O conhecimento do Ninpo é adquirido através da prática constante e repetida e não através da palavra. Por isso conversar no tatami deve restringir-se ao mínimo. Nunca permaneça isolado ou disperso durante a aula. Deves estar sempre praticando ou, se está esperando tua aula, deve sentar-se em Seiza e observar teus companheiros. Se sentir que deve fazer uma pergunta ao Sensei deve ir até ele e esperar discretamente que te atenda. Então, após uma inclinação, fazer respeitosamente a pergunta, inclinando-se novamente logo que receber a resposta. Nunca chame o Sensei para que se aproxime de ti.
  • Lembre-se da relação Senpai/Kohai em todos os aspectos. Respeite sempre a experiência dos estudantes mais antigos. Nunca discuta com eles nem com nenhum outro sobre a forma correta de realizar as técnicas. Se teu companheiro não entende nem mesmo os movimentos básicos da técnica, é permitido ajudar a guiá-lo através dela. Somente os faixas pretas avançados podem ensinar ou corrigir seus companheiros principiantes, mas mesmo estas correções devem restringir-se ao mínimo.

Ficha de Inscrição

Preencher a ficha de inscrição do link a seguir e enviar para a.souza@sakuradojo.com.br:

File Link


Copyright © 2009-2018 - Sakura Dojo Brasil

Todos os direitos reservados